segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dicas para viver em paz com seus medicamentos

Querido Blog...estava conversando com uma senhora quando a mesma começou a tossir, tosse é um sintoma muito comum e pode ser o indicativo de vários problemas, normalmente pensamos em gripes ou resfriados...foi aí que ela me disse: desde que troquei o remédio estou com esta tosse...

Alerta vermelho ligado, na hora perguntei: enalapril? Ela respondeu: sim...NA MOSCA!!!! Como eu sabia? Existe um efeito adverso clássico do enalapril que é o edema pulmonar, conheço bem, aprendi na faculdade e minha avó passou por este sofrimento, tratando como "gripe mal curada"...mas cuidem pessoal, talvez seja o medicamento que você está tomando!



Sabemos bem que medicamentos servem para melhorar a nossa saúde, e eles cumprem este papel de maneira muito eficaz, mas algumas vezes é necessário que a gente fique atento a alguns efeitos adversos que podem ou não serem atribuídos ao remedinho que estamos utilizando! Devemos parar o tratamento??? NUNCA! Devemos conversar com nosso médico imediatamente para que ele (médico) tome as providências necessárias para amenizar os inconvenientes que alguns medicamentos podem causar!


Mas o que podemos fazer em casa? Vou dar algumas dicas simples de como cuidar do medicamento para que ele cumpra a sua missão da maneira mais adequada e nos devolva a saúde que tanto desejamos:

1- Sempre obedeça o que o médico orientou na consulta, se ele disse para tomar o medicamento por 7 dias, tome por 7 dias, mesmo se os sintomas desaparecerem antes

2- Siga o horário recomendado pelo médico

3- Se for cápsula, pilulas ou comprimidos, sempre faça a ingestão do medicamento com água! Por quê? Pois a água vai levar o medicamento até o local onde ele deve iniciar o processo de ação, caso ele não seja ingerido com água, pode ficar preso na garganta, traquéia, esôfago e não agir adequadamente. Resultado, os sintomas não desaparecem e achamos que o medicamento é ruim!

4- Obedeça às instruções de administração, se é sublingual, coloque abaixo da língua, se é para solubilizar em água, coloque na água e beba o líquido final.

5 - Procure na caixinha as informações de armazenamento, se for de geladeira, coloque na geladeira, se não for de geladeira, guarde em um local seguro (longe de crianças e animais) e proteja da luz e da umidade.

6- Crie um diário com todas as informações necessárias sobre o remédio como por exemplo: tomei as 8 horas da manhã, me senti melhor, senti um pouco de sono, etc...assim você controla o uso e já descobre se alguma coisa anormal está acontecendo com o seu organismo após a utilização do medicamento.

7- Procure informações sobre a realização de atividades após o uso do medicamento, por exemplo, alguns anti-alérgicos causam sono e não devem ser utilizados antes de atividades de risco como dirigir automóveis, controlar máquinas, trabalhar em alturas, entre outras!

8 - Procure imediatamente seu médico se sentir desconforto, algum efeito adverso ou outra complicação após o início de um novo medicamento (nunca deixe de utilizá-lo por conta própria).

9 - Verifique se o medicamento realmente serve para o problema que você quer resolver, por exemplo, a pílula Diane 35 não é um anticoncepcional apesar de ser muito utilizada e indicada até por ginecologistas como anticoncepcional, evite riscos desnecessários à sua saúde e converse com seu médico caso você tenha dúvidas se realmente deve tomar um determinado medicamento!

10 - Evite o excesso de paracetamol, ou a sua utilização após ingestão de bebidas alcoólicas. A dose máxima de paracetamol em 24 horas não deve ultrapassar 4 gramas pois ele é tóxico para o fígado.

Confie no seu médico, converse com ele em caso de dúvidas e cuide muito bem do seu medicamento, ele está aí para ajudar você a se sentir melhor!

Um abraço,

Carol  

Nenhum comentário:

Postar um comentário