sexta-feira, 12 de abril de 2013

Borra de café: mil e uma utilidades!

Bom Dia! Está na hora de tomar aquele cafezinho não? 


Infelizmente não para mim...a gestação está adiando até o ano que vem a possibilidade de tomar um cafezinho gostoso ao despertar, mas para você que pode se deliciar com esta bebida divina tenho algumas novidades: 


É verdade, a borra de café é um dos melhores adubos que existem, eu mesma já "ressuscitei" o tomateiro do meu irmão com borra de café! Humm tomate, não seria aquela fruta muito comentada cujo o preço está nas alturas devido à quebra de safra? É os produtores poderiam estar usando a borra de café para melhorar a safra!



O café possui alguns compostos ricos em nitrogênio, o nitrogênio é fundamental para o crescimento das plantas pois dele depende a síntese de todos os aminoácidos necessário para o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência de qualquer espécie viva, entre elas, as plantas! Sendo assim, os já conhecidos adubos industrializados são nada mais nada menos do que: nitrogênio!!! Bingo!!!


A utilização da borra do café na jardinagem é muito simples, basta aplicá-la diretamente na terra a qual sua plantinha habita!




Além de melhorar o desenvolvimento da planta você está colaborando com o meio ambiente fazendo com que o que antes seria lixo seja reaproveitado e retorne para a natureza! Muitas cafeterias doam sua borra para colaborar com o meio ambiente:


Viu que bonitinho??? Mas os benefícios da borra do café não param por aí...ela também pode ser mais uma aliada na luta contra a proliferação do Aeds aegypti...mas que maravilha!

A borra do café (café depois de coado) produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do mosquito, Duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, a finalidade da mistura é eliminar a pureza da água que acumula em vasos de plantas e na qual se reproduz o temível mosquito.
A borra depositada nos pratinhos e reservas de agua de plantas impede que o mosquito transmissor da dengue ponha seus ovos.
Outra receita, usá-la diretamente nos vasos, sem a diluição em água, desta maneira, você estará adubando de forma ecológica as plantas, a diluição da borra de café vai acontecer naturalmente, na medida em que a planta for regada. Não se esqueça de que a borra de café pode ser aplicada também em outros locais da casa, que acumulem agua como, por exemplo, nos ralos e até mesmo na terra do jardim ou poças que se formam com a agua da chuva.


Espero que vocês tenham gostado da dica!

Beijos,

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário